Quando comecei a ler pensei vou gostar pois já havia visto comentários sobre a historia de Moisés e o Mar vermelho, é uma historia que tem bastante coisas interessantes que gosto de ler, guerras, leis, holocausto, lutas sanguinárias e claro drama. Gosto de dramas e aqui tem bastante e simplesmente adorei. Somos apresentados a Moisés: Ele nasce numa época em que os egípcios procuravam matar todos os filhos recém nascidos dos Hebreus de qualquer forma inclusive mandando as parteiras mata-los assim que saíssem do ventre da mãe.
O povo Hebreu era um povo que acreditava em Deus e crescia rápida a sua geração, e não adoravam os deuses egípcios e sim ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó. A mãe de Moisés guarda ele por três meses escondido após três meses não podendo esconde-lo, ela o coloca numa barca de juncos, e o joga no rio, as filhas de faraó ouvem o choro do bebê quando se banham no rio e o pegam e se encantam por ele e o levam-no para o criar.
Então contrata sem saber a própria mãe do garoto para cuidar dele até a vida adulta e a mesma recebia uma quantia, o garoto cresce e é levado ao Egito. Moisés sempre foi de bom coração, mas quando ver um egípcio tentando matar um dos Hebreus, Moisés se enfurece, mata o egípcio o enterra na areia e foge. Fugindo ele acaba no meio de um pasto, ao qual ver uma sarça pegando fogo, onde Deus fala com Moisés pela primeira vez.
O povo está oprimido pelo rei do Egito, então Deus fala a Moisés que vai libertar os escravos e que Moisés será o condutor dessa grande peregrinação ao saírem do Egito para uma terra prometida que mana leite e mel, para isso Deus manda pragas no Egito para Faraó libertar o povo Hebreu, este nega, até que tem a praga a morte dos primogênitos e como diz o nome, era o ponto fraco do Rei, então o Rei liberta os Hebreus, e logo a saída dos Hebreus, Faraó vai atrás, e o povo com Moisés já atravessava o Mar vermelho pelo meio já que Deus abrira o mar com a vara de Moisés, e Faraó e as centenas de cavaleiros tem o azar e as águas se fecham matando-os quando tentam atravessar o mar para matar os Hebreus.
Moisés se encarrega de passar o que Deus falasse pra ele no monte Sinai, para as pessoas fazerem sacrifícios e adorarem a Deus da maneira correta. Esses sacrifícios são bem sangrentos, degolando animais e jogando o sangue de frente do tabernáculo uma especie de culto para expiar perdão, matar bodes e queimar seu rim com as fezes, matar apedrejado os feiticeiros por todos milhões de Hebreus que saíram do Egito, e matando as pessoas que estavam desobedecendo a Deus, Para assim chegar a terra prometida que mana leite e mel.
Claro que milhões de coisas deram erradas, e centenas dos Hebreus morreram no caminho por querer bater de frente e amaldiçoar o próprio Deus. A pergunta que não quer calar? Eles conseguem batalhar com as centenas de nações que já estão no caminho da terra prometida? Moisés conseguira guiar todos pelo caminho?
Pontos positivos dessa historia, a leitura começa calma mas se torna bem pesada principalmente na parte dos sacrifícios para pagar pelo pecado cometidos pelos homens, animais eram degolados e queimados e jogando seu sangue na frente do templo, e eram oferecidos de manhã e de noite, esses animais.
Comentários
Postar um comentário
Interaja com a gente!