Primeiras impressões, capa bíblica, vem polêmica por ai. Primeiro esse livro nos conta a historia de um pastor, temente a Deus, casado com uma ex- prostituta, é um excelente pregador da palavra de Deus, as pessoas o tem como um líder, pois suas pregações são bem estruturadas, no entanto o pastor está descobrindo sua própria sexualidade que até então perante a igreja era hétero.
A mãe do pastor, já passou por centenas de igrejas desde que ele fora criança da Universal, Batista, Congregação Cristã até a Assembleia de Deus, ela quer encontrar a voz de Deus nas igrejas, a mãe do pastor é extremamente fundamentalista, anos mais tarde o pastor está doente num hospital católico prestes a morrer.
Então a beira da morte o pastor resolve contar sua historia sem esconder seus pecados e erros de quando era mais novo, de suas pregações na igreja, até ao dia em que um mendigo sujo com restos de comida caindo no rosto, roupas fedendo, halito fedido, com barba grande e imunda resolve ter sua primeira relação sexual com o pastor.
Então esse pastor, começar contar todos os seus demônios interiores que o dominaram por muitos anos, sobre a não aceitação de sua orientação sexual, sobre os relacionamentos que ele tivera mesmo estando casado, e sua relação fanática com a religião. E os próprios julgamentos que esse pastor fazia a homossexuais. Certa vez uma mãe desesperada chega ao pasto pedindo ajuda para curar sua filha lésbica e ele recomendou que a mãe batesse em sua filha.
O pastor é gay, tem relações, e diz pra mãe bater em sua filha por ela ser lésbica. O que leva o leitor a pensar ainda como seria viver reprimido de seus maiores desejos, pregando a palavra de Deus, casado com uma mulher, sendo que sua orientação sexual não é pecado, nem blasfêmia, nem sodomia, fingindo ser outra pessoa.
Achei a narrativa envolvente, sarcástica, dramática com um humor negro perfeito, gostei bastante de como o Gustavo escreveu essa historia, ele não teve medo de censura, colocou nessa historia os elementos ideais para que os personagens conseguisse ter o peso que teve. Frases bem trabalhadas. Uma ótima reflexão sobre a fé, sobre o mundo cristão, sobre a relação de um homossexual com Deus, simplesmente ousado e cru.
O livro inteiro faz com que você sinta o sangue na boca, o autor não poupa o leitor, quando você pensa, esse personagem vai fazer tal coisa pra melhorar, o leitor fica incrédulo com o livro, o autor te surpreende de todas as formas possiveis, não pense em personagens perfeitos mas sim instigantes.
Um ponto negativo da historia é que foi muito corrida. Mais corrida que um carro de formula 1. E ainda mais corrida que esse post, poderia ter tido um desenvolvido melhor, isso daria a historia uma carga emocional maior, pro leitor se aproximar mais do protagonista, também conhecer os demais personagens a fundo, porque mesmo que a historia seja em primeira pessoa e o livro corrido, você não consegue se apegar ao protagonista. Você acha ele totalmente chato. Irresponsável, pela historia ser corrida tem personagens que tu não consegue absorver a historia deles, que passam em duas linhas.
Comentários
Postar um comentário
Interaja com a gente!