Somos apresentados ao personagem Phileas Fogg ele é: rico, solitário, vive isolado, extremamente inteligente, toda sua vida é relacionada a teoria, demite funcionários que não esquentam sua água para lavar o rosto a 86 graus, é um personagem muito enjoado, não possui relacionamento, vive em Londres. Um determinado dia o banco de Londres é roubado, então a cidade está numa comoção atrás do grande bandido, os jornais de Londres divulgam a noticia sensacionalista por cima ao grande sábio que conseguiu roubar um banco tão conceituado debaixo do nariz da policia.
Phileas Fogg demite seu antigo funcionário, pois ele acordou de manhã, foi lavar-se e a água estava a 84 graus, então contrata um novo funcionário chamado João Passepartout que é de nacionalidade Francesa. Como de costume, Phileas Fogg vai ao bar, encontra seus amigos, e conversa vai, os amigos falando sobre desafios disseram que ninguém é capaz de dar a volta no globo terrestre em menos de 6 meses.
Então Phileas Fogg que ama cálculos matemáticos, dispõem-se ao desafio, dizendo que conseguiria dar a volta ao mundo em oitenta dias, então os amigos fazem uma aposta de 21 mil se ele conseguisse dar a volta ao mundo em 80 dias, caso perdesse, ele deveria lhe pagar o mesmo valor. Phileas Fogg saca do banco um valor considerável, chama seu novo empregado: O novo empregado queria sossego.
Não dá a volta ao mundo com um cara solitário por causa de uma aposta idiota, já que o mesmo Phileas Fogg era rico. Então João pega o saco com o dinheiro e vão para o posto viajar, entretanto a policia de Londres acha estranho a fuga de Phileas Fogg, pois o banco havia sido roubado e logo em seguida Phileas Fogg sai numa viagem a volta ao mundo ainda com um valor considerável.
Policia começa investiga-lo, começam nas embarcações de navios o seu desafio, Phileas Fogg leva um caderno consigo, e nada de malas, só o saco de dinheiro que João carrega pra ele. A viagem vai bem, até o detetive Fix, fingir se aproximar de João como um amigo, já que este queria prender Phileas Fogg nas cadeias longe de Londres e faze-lo pagar por seus crimes. O jornal londrino acabava com Phileas Fogg, dizia que ele era louco, Phileas Fogg era um lunático que queria dar a volta ao mundo e etc.
Fix quer destruir Phileas Fogg de qualquer forma por ele ser o suspeito de roubar o maior banco do mundo, então ele consegue iludir João e torna-se intimo do mesmo para descobrir os podres de Phileas Fogg. Fix deduz então que João não sabia que seu novo patrão era ladrão. Então Fix faz uma proposta a João.
A viagem segue, com Fix e João sendo amigos e Fix persuadindo João a trair seu patrão, até que o navio estraga, e eles param na Índia, sem ter transporte, já que estão em 1872, Phileas Fogg resolve então comprar um elefante, com o elefante, eles entram floresta adentro, até encontrar pessoas caminhando com túnicas, de uma religião indiana estranha, Phileas Fogg resolve parar o elefante e a sua viagem para tentar salvar a jovem Aouda que já está se contorcendo por um liquido alucinógeno que foi obrigada a tomar, enquanto é levada para um sacrifício humano.
Os pontos positivos do livro é uma historia com poucos personagens, então você consegue entender a historia de cada um, os personagens são estranhos e o leitor não cria empatia por eles, Phileas Fogg quase não fala, ele sempre está quieto num quarto dos navios fazendo seus cálculos, ele é homem de poucas palavras o que é fascinante porque realmente fica um mistério do que realmente ele esta pensando.
Você que gosta de clássicos e com historias que podem acontecer com qualquer um numa viagem a volta ao mundo em 80 dias é uma boa indicação pra você, fico por aqui, até ao proximo post, e já está disponível minha critica ao segundo livro que li do autor Julio Verne, Cinco semanas em balão.
Comentários
Postar um comentário
Interaja com a gente!