LIVRO AS BRUMAS DE AVALON 1° LIVRO DA SAGA A SENHORA DA MAGIA ''MARION ZIMMER BRADLEY'' CONTÉM SPOILERS
Que leitura sensacional, esse 1° livro foi bem bacana, pela primeira vez não foi clichê, já que a historia do Rei Artur muitos conhecem. Igraine é uma bela mulher casada com Gorlois que é rei das cidades que estão sendo invadidas pelo cristianismo e pelas rebeliões saxônicas, que está dizimando os reinados. A fé de Igraine diferente de Gorlois é na ‘religião pagã’ da grande Deusa das Brumas de Avalon, não aceitando o Cristo que está sendo pregado pelos padres e o seu Deus que condena os oprimidos, seu marido então resolve chama-la diversas vezes de adoradora do demonio, e que ela traria a eles a destruição a eles.
Igraine tem uma filha que se chama Morgana, está desde muito nova sempre fora observadora aos costumes cristãos. Sendo também crista. Igraine possui dons em ter visões, mas temera a esse dom dado pela deusa, pois os cristãos a perseguia desde sempre por ter sido criada pela grande deusa de Avalon.
Ela não quer aceitar esse dom, reza, faz promessas, mas mesmo não querendo ela recebe as visões. E quem está vindo das brumas é a sacerdotisa da deusa, seu nome, Viviane, com um recado que pode abalar a estrutura de Igraine e de seu esposo cristão Gorlois. Viviane chega adornada, Igraine se assusta pois não acreditava que sua visão fosse verdadeira, já que acreditara agora no milagre do cristo. Viviane sempre direta, e de estatura pequena, chama Igraine e lhe diz o que a grande Deusa de Avalon tem em seus planos.
Quando Viviane fala que a deusa quer que ela deve trair seu marido Gorlois, com o futuro rei Uther, e que o mesmo (Gorlois) morrera em uma guerra, e num ritual ela se despia e engravidaria possuída pelo espirito da deusa e do deus, nasceria o filho que dominaria o mundo, Igraine simplesmente rir de Viviane como se ela estivesse louca, dizendo coisas sem sentido.
Viviane deixa o recado e torna a ir ao rio, que abre o grande paraíso das Brumas de Avalon, o reino feito de ouro, adornada a detalhes únicos e medievais fantásticos. Gorlois resolve viajar para uma conferência a um rei doente, Igraine desacredita da grande deusa, mas vai a conferencia para acompanhar o marido e ao fundo mesmo assim, temendo a ordem da deusa.
Muitos jovens se encontram lá, incluindo Uther, que é desajeitado louro, e de perfil másculo. Igraine fica desapontada ao velo, pois como a deusa poderia querer que ela transasse com um jovem desengonçado e que provavelmente nunca seria Rei?
O rei daquele local morre da cidade morre, no dia do velório Igraine sai de encontro as plantas atrás do cemitério, então encontra Uther sentado numa arvore, eles conversam e discutem sobre o cristianismo e seus prós-contras.
Gorlois pega os dois conversando, e então puxa Igraine para o hotel onde estão alojados, então ele transa com ela a força, e quando ela quer o renegar na cama daquele dia por diante ele a espanca. Igraine começa a ficar com raiva, e seus dons de Avalon começam lhe tomar, então ela serra a virilidade dele, então ele a chama de bruxa.
Resultado, Gorlois morre na espada, e Igraine se casa com Uther. Tudo vai bem, ou parece, até que Morgana a filha de Gorlois, começar querer sentar no colo de Uther, Igraine fica com ciúmes da filha com o novo marido ( e até com Gorlois que era pai da menina ela tinha ciúmes). Igraine precisa engravidar de Uther para salvar Avalon dos cristãos que estão pregando a morte das bruxas.
Só que algo dá errado, ela está gravida de Gorlois. E o plano da deusa está indo para dando errado. Então Viviane pede para levar Morgana para o reino de As bruma de Avalon. Morgana é cristão, entretanto ela conhece suas raízes já que (sua mãe morara em Avalon) e depois ir para a cidade que está sendo tomada pelas saxões Morgana vai conhecer a vida e os sacrifícios para se tornar sacerdotisa desde o voto de silencio da deusa aos rituais que faz sangue sair de seu nariz.
Morgana conhece Raven que fez voto de silencio. E que após os rituais passa mal, quase a morrer. Viviane é a sacerdotisa da deusa, que fala em sua mente, para Morgana fazer o ritual dos deuses. Viviane fica temerosa, até algo acontecer e muda-las para sempre.
Esse livro contou a verdade nua e crua sobre o período da imposição ao cristianismo as religiões já existentes. Principalmente quando Igraine diz que Todos os deuses são um só, e o grande defeito das pessoas é dizer que só existe um deus, enquanto tantos outros foram desacreditados no passado e ficando desaparecidos por utilizarem que tais pertenciam ao demônio, sem duvidas é uma das fantasias mais reflexiva que você lera.
Comentários
Postar um comentário
Interaja com a gente!